quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Suspeito de tráfico de droga em Espinho em prisão preventiva após 3 detenções



Suspeito de tráfico de droga em Espinho em prisão preventiva após 3 detenções


Em comunicado, a PSP refere que o suspeito foi detido na terça-feira numa rua de Espinho, no distrito de Aveiro, no âmbito de uma investigação originada por suspeita de tráfico de estupefacientes que decorria há cerca de meio ano.

Na altura da detenção, o homem tinha na sua posse cerca de 28 doses de heroína, as quais foram apreendidas, bem como um telemóvel e 540 euros, por suspeita de proveniência ilícita.

Segundo a PSP, o indivíduo já tinha sido detido por esta Polícia, em março e agosto do corrente ano, pela prática do mesmo tipo de crime.

De acordo com aquela polícia, estava em incumprimento às medidas de coação aplicadas aquando da sua detenção em agosto (apresentações trissemanais nas instalações policiais da área da sua residência), estando ainda referenciado por práticas criminais contra o património.

A PSP identificou ainda um homem de 31 anos que se encontrava na companhia do detido, tendo-lhe sido apreendidos 240 euros, como medida cautelar.

Fonte Lusa




terça-feira, 29 de setembro de 2020

S. C. Espinho/Atletismo António Leitão - Paulo Reis 3º No Campeonato Nacional De Masters

 


Paulo Reis 3º No Campeonato Nacional De Masters


Neste fim de semana decorreu em Lisboa o campeonato Nacional de pista para Masters, com a participação de 4 atletas da equipa de atletismo do S. C. Espinho, Paulo Reis, Paulo Oliveira, Augusto Castro e Carlos Ferreira.

Na participação da equipa Espinhense destaca-se o 3º lugar do atleta Paulo Reis na distância de 1500 m e do 3º lugar da equipa na estafeta 4x100 m.

Resultados:

- Paulo Reis: 3º M50 nos 1500 m e 5º M50 nos 800 m

- Paulo Oliveira:  13º M50 nos 3000 m e 11º M50 nos 1500 m

- Augusto Castro: 7º M60 nos 3000 m e 5º M60 nos 1500 m

- Carlos Ferreira: 7º M45 nos 200 m e 11º nos 400 m

- Estafetas: 3º M45 4x100 m e 4º M45 4x400 m












CDS questiona Governo sobre falta de transporte escolar para crianças e jovens com deficiência


CDS questiona Governo sobre falta de transporte escolar para crianças e jovens com deficiência


 

A deputada do CDS Ana Rita Bessa questionou o Ministro da Educação sobre a falta de transporte escolar para crianças e jovens com deficiência.

 Ana Rita Bessa quer saber quantos alunos com deficiência sem transporte escolar estão identificados pelo Ministério da Educação e quais os agrupamentos de escolas e escolas a que pertencem.

Questiona depois por que motivo não foram contratados serviços de transporte para estes alunos, de modo a que pudessem estar aptos no início do ano letivo, de que maneira pensa o Governo resolver a situação, se está em curso algum processo de contratação dos casos identificados e, se sim, quando poderão estes alunos ter transporte escolar.

Finalmente, e uma vez que a maioria destes alunos se encontram em casa desde o encerramento das atividades letivas no passado mês de março", devido à pandemia da covid-19, Ana Rita Bessa quer saber se o Ministério da Educação vai disponibilizar-lhes apoios adicionais e, se sim, quais.

Quase uma centena de alunos com deficiência estão impedidos de se deslocarem para os estabelecimentos de ensino onde estão matriculados devido à falta de transporte escolar, segundo denunciou ontem, 24 de setembro, o Movimento Cidadão Diferente (MCD).

Considerando a situação "insustentável", o movimento alerta que os alunos se "encontram em casa desde o encerramento das atividades letivas, em março", devido à covid-19, "sem quase apoio nenhum" e "muitos deles regrediram" na sua evolução cognitiva.

Segundo o MCD, entre 70 e 80 crianças e jovens portadores de deficiência de todo o país estão impedidos de comparecer às aulas por falta de transporte escolar.

Citando as "respostas dos agrupamentos de escolas aos pais", o MCD dá conta de queixas de "falta a autorização da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE )" e de que "os concursos só foram realizados a semana passada e não sabem quando irão disponibilizar os transportes".

Entre as várias situações apuradas pelo movimento estão os agrupamentos de escolas da Quinta de Marrocos, em Benfica, e o de Queluz, em Belas, (ambos em Lisboa), o agrupamento de escolas de Pedome (Vila Nova de Famalicão) e o agrupamento de escolas de Águas Santas (Maia).

No agrupamento de escolas Diogo Cão, em Vila Real, a situação "foi, por agora, ultrapassada, com a câmara a assegurar o transporte dos alunos de e para as aulas", explicou o coordenador do MCD.


https://www.facebook.com/cidadaodiferente/


http://cidadaodiferente.comunidades.net/


cidadaodiferente.mcd@gmail.com



segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Adaptado ecocentro de Silvalde para melhorar a receção de Resíduos Elétricos e Eletrónico

 



Adaptado ecocentro de Silvalde para melhorar a receção de Resíduos Elétricos e Eletrónico


Projeto ESTRAEE proporciona aos Municípios da LIPOR maior qualidade na Gestão desses resíduos

No âmbito do Projeto ESTRAEE – Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, o Município de Espinho e a LIPOR adaptaram o Ecocentro de Silvalde, para melhorar as condições de receção destes resíduos e potenciar a sua reutilização e reciclagem.

O Ecocentro foi alvo de obras de requalificação, tendo sido também reforçada a segurança nestes locais através da instalação de câmaras de videovigilância e demais equipamentos de suporte.

Nesta fase, o Ecocentro está a ser equipado com novos contentores para a receção de resíduos elétricos e eletrónicos que permitirão separar os resíduos com potencial de reparação, daqueles que são entregues desmantelados ou em mau estado de conservação. Permitirão também cumprir os requisitos legais de receção desta tipologia de resíduos.

O Ecocentro será ainda equipado com contentor móvel para a realização de ações de sensibilização da Comunidade.

Utilize os Ecocentros. Ajude a dar uma nova vida aos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos !

Jardim-de-infância em Espinho encerrado 14 dias após mais um caso positivo

 


Covid-19: Jardim-de-infância em Espinho encerrado 14 dias após mais um caso positivo


- O jardim-de-infância da Escola Básica N.º 3 de Espinho encerrou por 14 dias, enviando para casa 140 crianças depois de ter sido diagnosticado mais um caso de covid-19 num funcionário da instituição, revelou hoje fonte da Proteção Civil.

O número de infetados nesse estabelecimento de ensino do distrito de Aveiro, que sexta-feira registava um adulto e uma criança doentes, passa agora a contar com mais um funcionário infetado com o vírus SARS-CoV-2.

Coordenando a Comissão Municipal de Proteção Civil, o comandante dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, Pedro Louro, revelou à Lusa que “a autoridade local de saúde decidiu mandar para quarentena todo o pessoal não docente do jardim-de-infância, por um máximo de 14 dias, e, sem eles, a escola não tem condições para funcionar, pelo que as 140 crianças estão em casa".

Na sexta-feira o jardim-de-infância ainda se mantinha em funcionamento e foi sujeito a operações de higienização, mas esta manhã já se apresentou encerrado. O fecho não afeta, contudo, os edifícios relativos ao ensino do 1.º Ciclo, o que acrescenta às infraestruturas do pré-escolar um universo adicional de cerca de 360 pessoas, entre crianças, docentes e funcionários.

"A situação não é grave, mas a autoridade local de saúde está a ser cautelosa, até porque há aqui uma nuance importante: um dos adultos infetados não reside no município de Espinho, o que significa que a sua situação pessoal e os seus contactos de risco estão a ser monitorizados por outra autoridade de saúde", nota Pedro Louro.

O adulto em questão tem residência em Ovar, segundo informou outra fonte ligada à Proteção Civil.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.953 pessoas dos 73.604 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

FONTE LUSA

Voz Cidadão - Limpeza Urbana / Saúde Pública na Rua 37 ( Centro de Saúde de Espinho )

 

Limpeza Urbana / Saúde Pública


Domingo dia 27 Setembro 2020

Já que a C.M.Espinho muito raramente confirma a receção de e-mails enviados.

Uma vez mais se nota que verificam as informações construtivas para o Bem da Cidade, publicadas na GAZETA DE ESPINHO.

Os passeios de acesso ao Centro de Saúde de Espinho já receberam uma limpeza cirúrgica ,

Mas neste local os canteiros que circundam as árvores e parte dos passeios necessitam de ser limpos e as ervas daninhas cortadas,

estas, não devem ser eliminadas pelo processo muito  usual de Herbicida/ Terra Queimada, produto proibido pela UE.

Ao aplicarem este produto impróprio no pé das árvores contribuem para a não saúde de longevidade das mesmas.

Para o Bem dos Habitantes de Espinho

ABrito


















fotografias teste